FULLMETAL - Exposição Cenográfica [RuiNeto + Rui Miragaia]

INAUGURAÇÃO 8 de JANEIRO às 17H30

Patente até 7 de fevereiro de 2025

A exposição celebra 12 anos de parceria criativa entre Rui Neto e Rui Miragaia, destacando a construção de elementos cenográficos que atravessam diversos projectos teatrais e cinematográficos, desde 2013 até à actualidade. Este diálogo criativo explora as possibilidades do ferro enquanto material artístico e funcional, que desde o espectáculo WORMS se tornou num elemento central nas criações de Rui Neto.

Coordenação do Espaço Artes Politécnico de Lisboa | David Antunes Curadoria | Rui Neto e Rui Miragaia
Edição | Politécnico de Lisboa e Escola Superior de Educação de Lisboa Conceção Gráfica e Paginação | Cátia Rijo, Susana Torres, DesignLab4u Impressão | Gráfica 99

Montagem da Exposição | Rui Neto e Rui Miragaia

Estrada de Benfica, 529,1549-020 Lisboa

Horário de abertura ao público
2.a a 6.a feira das 10h00m às 12h00m e das 14h00m às 19h00m

 

Press Release

2013 - WORMS - Estrutura de suspensão da actriz

2014 - 40 - Cadeira de ferro com aplicações

2017 - Neptuno - Estrutura de suspensão do actor + coroa + tridente

2017 - Valüte - Estrutura da saia da actriz

2018 - O Crocodilo - Cabeça de crocodilo + setas de localização

2022 - Titus - Asas amovíveis + tabuleiro de ferro

2023 - The Wild Flowers - Planta Carnívora com sistema de abertura

RUI NETO 

Neto

Nasceu em Lisboa em 1979. Mestrado em Ciências da Comunicação – Comunicação e Artes pela Universidade Nova de Lisboa. Licenciado em Teatro pela ESTC. Possui também licenciatura em Publicidade e Marketing, pelo IADE. Integrou a XIX Edição da École des Maîtres, dirigido por Matthew Lenton. Estreou-se em Teatro, como actor, em 1999, em O Achamento, dirigido por Madalena Wallenstein. Em Cinema estreou-se na curta- metragem de Inês Oliveira, O Nome e o NIM. Trabalha com regularidade em projectos de televisão. Desde 2011 que desenvolve regularmente projectos de escrita e criação para teatro. Em 2016 fundou a LoboMau Produções, que tem produzido os seus espectáculos, onde assume funções artísticas enquanto criador, dramaturgo, agente artístico, realizador e editor. Ao longos dos últimos anos encenou projectos para estruturas como Lama Teatro, Teatro de Carnide, deVIR/Capa e Escola de Mulheres. Em 2022 encena a peça portuguesa vencedora do Grande Prémio de Teatro da SPA/Teatro Aberto, a convite de João Lourenço, e em 2024 co-produz com o Teatro Aberto o espectáculo Monóculo, Retrato de S.Von Harden, de Stephane Ghislain Roussel.

RUI MIRAGAIA

Miragaia

Nasceu em 1977. Oriundo de uma pequena aldeia perto da Guarda, aí aprendeu com o seu pai o primeiro contacto com os materiais e absorveu a influência da atividade produtiva a partir da matéria. Estas experiências de base funcionaram, ao longo do tempo, como ponto de partida para a criação. A mudança para Lisboa, em 2000, inicia um percurso profissional de cerca de doze anos ligado ao Cinema e ao Teatro, na vertente de decoração e construção de adereços. Foi neste meio, estimulado pelos mais variados desafios, novas propostas e novos universos, que desenvolveu a sua inventividade. Nos últimos anos, tem participado em várias exposições individuais e coletivas e em algumas co-criações. O convívio e a abordagem de conceitos junto de outros artistas têm vindo a exponenciar a abertura dos seus limites criativos. Usando o ferro com principal recurso, o seu trabalho tem incidido, atualmente, nos contrastes entre a matéria e o vazio, entre o indivíduo e o conjunto e entre a estrutura e a fragilidade.