Breviário para um Extermínio Silencioso (Contractions, título original), é um exercício de crueldade invisível, uma sátira a uma sociedade capitalista e oportunista. O aumento da pobreza, o aumento do desemprego, o aumento da carga fiscal, as políticas de privatização, o domínio dos capitais estrangeiros no tecido empresarial, são elementos cuja peça não trata. Mas são eles, e o actual panorama político e social português, que constituem o meu ponto de vista para pensar este texto. Em cena o conflito é pessoal: uma funcionária e a sua gerente. A acção evolui a cada visita da funcionária ao gabinete da gerente. A desapropriação de todas as liberdades individuais em função de uma lógica empresarial e do lucro, é a estratégia adoptada, silenciosa, invisível, maquiavélica e não inocente. E assim o extermínio, como uma contracção da liberdade (até de pensamento), para um futuro (?) social de escravatura e tecnologia.
“Porque sem dinheiro é impossível ter uma vida, não é?”
Contractions
texto | MIKE BARTLETT
tradução | ISABEL MEDINA
encenação e espaço cénico | RUI NETO
interpretação | CARLA CHAMBEL | ISABEL MEDINA | ROGER MADUREIRA
assistência de encenação | ROGER MADUREIRA
desenho de luz | JOÃO RAFAEL SILVA
desenho de som | CRISTÓVÃO CAMPOS
concepção vídeo e fotografia | ROGER MADUREIRA
execução cenográfica | MARISA FERNANDES | DUARTE CUNHA figurinos e adereços | RUI NETO
execução figurinos e caracterização | RUY MALHEIRO
grafismo | RUI NETO
operação técnica | MANUELA JORGE (luz) | ROGER MADUREIRA (vídeo) | RUY MALHEIRO (som)
acompanhamento de ensaios | ADRIANA RIBAS
coordenação de produção | MANUELA JORGE
produção executiva | RUY MALHEIRO
produção | ESCOLA DE MULHERES - OFICINA TEATRO
direção artística Escola de Mulheres | FERNANDA LAPA | ISABEL MEDINA | MARTA LAPA
AGRADECIMENTOS
Adriana Ribas | José António Tenente | Rui Oliveira | Sano de Perpessac | Eduardo Breda | Laura Gonçalo | Roger dos Santos Madureira | Dr. Manuel Matos | Ricardo Matos